O Feminino - a mulher cristã

Divulgando trabalhos, dinâmicas, estudos, enfim, atividades que edificam


CORRA QUE O TEMPO VEM AÍ...


Já ouviu aquela velha frase que diz: “vamos marcar as 19h00 para começar 19h30m”? Eu estou quase certa que muitas de nós já ouviram e quem sabe, até já disseram isto. Que espécie de novo relógio será este que prevê um horário alternativo para nossas atividades?
Quem será que o criou?
Bom, o fato é que nossos dias tem sido tão corridos que às vezes mal o vemos passar, ou melhor, às vezes ele passa por nós e quando vemos, já se foi!


Por que isto acontece já que o número de horas do dia não diminuiu? As mesmas 24 horas que havia em 1900 ainda existem hoje no ano de 2009, mas parecem ter se tornado um número menor de horas.
Será que este fenômeno está ligado ao ritmo violento e desgastante dos “tempos modernos”?
São tantas as atividades, tantas as urgências, que nos tornamos até intolerantes por não termos ou conseguirmos o que precisamos em tempo recorde. Cobranças e mais cobranças, o “tic tac” do relógio apontando o prazo que está acabando. Afinal, onde foi que nos perdemos?


Sim, onde nos perdemos que não paramos mais para apreciar os lírios do campo, não nos damos conta dos diferentes e maravilhosos cantos dos pássaros? Estrelas? Borboletas? Nossa vida?
É a ditadura do “tic tac” sem fim, apontando o quanto se tem que fazer (e isso mesmo que você não tenha dito que queria fazer). Quando percebemos, nossa vida já foi invadida e já não estamos mais conseguindo controlar nossos compromissos e encaixá-los no número de horas que o dia nos dá. O que fazer?
Creio que seria muito útil para nossa saúde física e emocional que voltássemos a usar o relógio que Deus nos deu. No relógio de Deus temos tempo para tudo. O autor de Eclesiastes deixa isto bem claro no capitulo 3 versos de 1 a 8 quando diz: “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo e nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.”


Ora, se há tempo para tudo, porque não estamos tendo tempo para nada?
Vamos olhar com sinceridade para nosso dia a dia e vejamos se é ou não verdade o que estamos refletindo neste artigo? É hora de passarmos a limpo nossa rotina de acordo com a ótica de Deus, porque Jesus nos alertou quanto a não andarmos ansiosos, correndo para lá e para cá. Ele nos assegurou que o Pai cuida de todos nós, e Ele nos ensinou isto para que pudéssemos ter alegria, tranquilidade e também condições de administrarmos somente o que estivesse ao nosso alcance.


Há muitas pessoas hoje que querem administrar o que está fora de seu alcance. Quase não temos tempo para descansar no próprio domingo, o Dia do Senhor.
Quando não conseguimos administrar o nosso tempo em concordância com nossas atividades, há um outro perigo eminente, o risco de começarmos a procrastinar que em bom português quer dizer deixar para depois, adiar, enrolar, conhece? Muita pessoas tem tempo de sobra, mas devido à procrastinação se atrapalham e acabam ficando sem tempo!
Outro perigo cada vez mais comum inclusive no nosso meio diz respeito à pergunta inicial. Os terríveis atrasos e o stress que eles provocam em nós e nas outras pessoas. Chegar atrasado, um dia ou outro na vida é aceitável e realmente imprevistos podem acontecer, mas chegar sempre atrasado pode estar de tornando um hábito que atrapalha muita gente. Médicos se atrasam, um atraso até previsível com tantas consultas marcadas em tão pouco tempo, prejudicam quem está esperando. Outras pessoas também atrasam. E nós cristãos também estamos no rol dessa fama. Como acabar com esse mau hábito?


Lidar com o atraso não é tão simples assim, exige uma mudança até em nossa postura emocional, diz respeito a fazer planejamento, passar a usar uma agenda...
Sempre que marcamos uma programação temos a expectativa do desenvolvimento da mesma inclusive com um horário para começarmos. Existem pessoas que deixam de ir a algumas programações porque sempre começam atrasadas e não acham justo ter que esperar pelos que ainda não chegaram. Será que essas pessoas estão erradas? Talvez elas pensem que devem ser respeitadas já que respeitaram o horário combinado (e estão certas)!
Não vamos generalizar demais porque como já foi dito, imprevistos podem e acontecem sempre, mas a rotina do atraso não pode invadir nossa identidade. Ora, se formos olhar para nosso compromisso de horário na empresa, no horário da faculdade, do vestibular, do concurso público, da sessão de cinema, sabemos que nosso atraso acarretará em perdas para nós, talvez até alguma punição. Então nestes casos nos esforçamos para remir o tempo na busca de cumprir os horários. Quando nosso compromisso é com o Senhor de nossas vidas, nosso zelo deveria ser bem maior e melhor, ou seja, sem medo e sim por prazer, afinal, Deus estará presente nesta ou naquela programação da Igreja, Federação etc. Agradar a Ele e agradar-se Dele está acima de tudo o mais que existe ao nosso redor.


É muito bom chegar antecipadamente, sem correria, podendo abraçar as irmãs antes do inicio da reunião. É muito bom chegar tranqüila e ainda exalando aquele perfume tão bom que colocamos ao sair de casa. É muito bom não ter que dar desculpas por nossos atrasos. Quanto melhor ainda será termos a sensação de ter colaborado e não prejudicado a programação!
Propomos uma parada para respirar e considerar afinal qual o relógio que estamos usando.
O relógio ansioso que o mundo nos “dá” de presente ou o relógio de Deus, onde há espaço e tempo para tudo. Não precisamos realmente correr tanto só porque todos ao nosso redor estão correndo. Eles podem estar correndo atrás do vento e não chegarão a lugar nenhum. Nós podemos escolher o que é útil e merece nossa real atenção e nosso tempo, porque Deus nos ensina que não é bom viver assim. E nós sentimos o quanto não é bom mesmo!
Vamos aprender na bíblia a ter uma postura diferente, aprendendo a administrar nosso tempo de atividades de maneira que tudo concorra a nosso favor e não prejudique a nós, nossa família, nossas reuniões e as pessoas que amamos.
Uma nova postura que refletirá a nosso favor! Enfim, um relógio que nos dê 24 horas de vida e vida em abundância.


Dicas para administrar melhor nosso tempo:
1 - crie o hábito de fazer diariamente uma lista de suas atividades.
2 – priorize as atividades por ordem de importância
3 – delegue algumas atividades quando isto for possível
4 - Não aceite trabalhos além do que realmente possa fazer
5 - procure conversar ao telefone o necessário
6 - não faça várias coisas ao mesmo tempo porque algumas delas ficarão inacabadas
7 – lembre que nem todas as coisas são urgentes




Paula Bianchi Romer, Federação Norte Paulistano SAF (publicada na SAF em Revista)




Surpreenda valorizando a família que o Senhor te deu!


Como tem sido duro constatar o que o salmista nos diz no salmo 27.10: “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá”. Não pelo acolhimento que Deus dá, pois isto é graça abundante, mas sim pelo abandono que a família vem sofrendo. Dentro e fora da igreja a Família tem sido maculada pela voracidade dos modernismos, das coisas e respostas imediatas e conseqüentemente, marcada por relacionamentos superficiais, rasos e sem intimidade. Onde fora parar os conceitos de unidade, respeito por cada um, pelos sentimentos, enfim, pelo ser que também foi primeiramente amado por Deus?
Deus já havia projetado em Seu plano perfeito a existência da família; uma unidade, pessoas com uma vida em comum, pesso-as com muito mais para uni-las do que seu DNA. Deus criou a família para que nos completássemos uns aos outros em Seu amor.
A começar em mim, observemos com sinceridade essa questão tão preciosa e importante na vida do cristão. Como tem sido nosso envolvimento real em nossas casas? Temos valorizado a família que Deus nos deu? E a irmandade pertinente à família da fé, onde Deus é nosso Pai, existe realmente?
Passemos a considerar esses pontos com disposição para mudar inclusive o que não está de acordo em nossa pessoa, com o entendimento de que se nossa família for forte e unida, estaremos todos surpreendendo numa sociedade que não valoriza tanto sua existência! Precisamos investir nosso tempo e coração neste projeto que existe para nosso próprio benefício.
Se assim acontecer, vai valer muito mesmo dedicarmos o mês de maio como Mês da Família. Famílias fortes e abençoadas por Deus, que nas palmas de suas mãos nos gravou (Is 49.16).
Louvado seja o SENHOR, Pai amoroso, reinando em nosso LAR.                                    ( abril/1997)



“Projetos Humanos – Feliz 2008!”
É interessante como ao chegar o final o ano fazemos um balanço de tudo que vivemos e fizemos e analisamos o nosso saldo para ver se foi positivo ou negativo. Isto é inevitável, nós temos esta prática e ela é salutar, principalmente porque ela traz consigo nossas expectativas para o ano que está para começar.

O que representa o início de outro ano para você?

Dependendo do ponto de vista, para muitos pode ser um ano a mais, de outro lado, pode ser apenas um ano a menos, tudo depende da forma como olhamos e percebemos a vida.
Não há dúvida de que esse é o melhor momento para fazer planos do que queremos realizar. Tiago nos fala sobre planos em seu capitulo 4 dos versos 13 a 17.
Tiago nos fala de algo semelhante, as pessoas também andavam fazendo planos. Mas ele nos avisa de algo importante a ser considerado quando fazemos planos. Temos que considerar o fato de que não sabemos o que acontecerá amanhã, na verdade nem sequer do que ocorrerá daqui alguns minutos. “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã.
Estamos refletindo sobre nossa pequenez, estamos nos lembrando de que Deus, o ABSOLUTO, já faz parte de nosso futuro porque é para Ele que rumamos (vs 15).

Você já começou a escrever seu livro de 2008, gostaria de sugerir um novo tema para este “livro” que todas nós começamos a escrever:   SE O SENHOR QUISER...

Com este tema, temos o consolo de que o Senhor quer o melhor para nós, Ele pode dizer sim e não, mas se disser não, é o melhor, não adianta insistir!
Sim! Que seja esse o tema para nossas vidas, planos e realizações de 2008. Busquemos a santidade pois esta é a vontade de Deus para nossas vidas e que Ele nos abençoe!                                (dezembro/2007)

(interessante que ao escrever esta mensagem não fazia a menor idéia do quanto Deus me mostraria em 2008 como isto é verdadeiro. Ele trabalhou demais em meu coração em minha vida. Forma momentos de grande dificuldade principalmente emocionais e crescimento espiritual - precisava ser)