Ser Criança

Matérias, sugestões de trabalhos e dinâmicas envolvendo o universo da criança.

REFLEXÃO

Desejamos fazer uma reflexão sobre a pessoa do LÍDER QUE SERVE A DEUS NO MINISTÉRIO INFANTIL, nos dias atuais. Ora, vivendo num mundo globalizado temos que assumir um modo de pensar também amplo, considerando o universo da criança além de sua participação dentro da Igreja. A criança é influenciada pela igreja com certeza, mas ela também sofre a ação direta dos amiguinhos na escola, dos vizinhos, dos parentes com os quais convive e brinca e claro, principalmente, está cercada pela ação de sua família.


Muitas vezes o adulto pode ter uma visão meio desfocada da criança e age como os próprios discípulos de Jesus agiram, ou seja, desconsiderando-as! E nós, líderes temos que cuidar sempre de nossos conceitos porque podemos ser contaminados com o modo de pensar das pessoas em geral. Calcula-se que hoje, há no planeta Terra cerca de 3 bilhões de crianças. Em muitas partes do mundo elas não são consideradas como gente, em países da Ásia não é raro ver crianças sendo vendidas ou mesmo aliciadas para o sexo. Como a questão da pedofilia tem tido destaque hoje em dia!


E o que dizer de crianças metidas em pequenos assaltos, drogas, mentiras. Para muitos adultos é natural que a criança dance músicas mundanas e sensuais, pinte-se e até seja um consumidor em potencial.
As crianças precisam ser pastoreadas pelos seus pais e também pelos líderes que as atendem nas igrejas.
As principais queixas que temos hoje com relação à criança na igreja são: muitas vezes crianças que não recebem a mensagem da salvação em seus lares, sem orientação, sem limites...essa tarefa tem sido cada vez mais passada para a igreja e os professores da EBD.


Na busca em providenciar o bem estar físico, muitos tem se esquecido de investir no principal, na ALMA e no ESPÍRITO que são eternos.
As perspectivas não são as melhores...mas nosso olhar SEMPRE deve ser como o olhar do melhor líder que podemos imitar – JESUS. Cristo, nos mostra um olhar que considera a criança, ela é uma criatura de Deus, Ele também está disposto a socorrê-la, afinal, a criança também é pecadora, porém, uma criatura que pode crer, ser salva por Jesus e tornar-se uma nova criatura. Criança na visão de Jesus não é adulto, portanto, deve viver como criança, que brinca, ri, corre, se desenvolve. Nós podemos olhar também para essa criança tão preciosa para Deus como um celeiro, com um potencial para o futuro.
Nossa parte é estar à disposição do Senhor, com a visão do Senhor pois sabendo que elas precisam de pastoreio, certamente estaremos dispostos par a isso, possibilitando à criança o desenvolvimento de seu potencial no Reino de Deus – pois para isso não seremos obstáculos e nem colocaremos tropeços a esses pequeninos, assim, podem começar a servir a Deus ainda na pequena idade.
Nossa luta é contra as novas ideologias do presente século:
• RELATIVISMO - a verdade agora depende do ponto de vista de cada um, independente do que diz a Palavra de Deus. “Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (Sl 11.3)
• HUMANISMO - doutrina que leva o ser humano a acreditar que ele é o centro do mundo.
• MATERIALISMO – fascinação pelo mundo. Isto inclui o desejo de ter, de se satisfazer e poder.
• HEDONISMO – o estímulo para viver para o prazer, sentir-se muito bem sempre e acima de tudo.
*  IMEDIATISMO – tudo é para ontem, não podemos esperar.
• ANTINOMISMO – inversão de valores, viver sem lei. O bem passa a ser mal e o mau passa a ser bom.


A nossa arma contra essa invasão do pós modernismo é voltar para Deus. Trazer à criança a certeza de que pode e o desejo de andar com o Pai. O que Deus nos entregou à Mão para trabalharmos é a “MENINA DOS OLHOS”, ou seja, o que há de mais precioso. Poder atuar na formação de uma pessoa, ajudar a construir um ser consciente, que sabe fazer escolhas boas e que seja sensível aos outros que convivem consigo ou com o próximo.
A criança não é a igreja do futuro, ela é a igreja de hoje! A criança é útil e necessária na igreja hoje. Ela tem o seu espaço para servir na igreja hoje.
Não descrimine nenhuma criança. Esteja aberto a entender o que se passa em seus corações, esteja também disposto a orientar, ouvir, ensinar. Você é um espelho em quem ela repara e inevitavelmente, imita.
Somos convidados a sermos melhorados por Deus para podermos fazer o mesmo com nossas crianças.
Evangelização: a criança tem todas as condições par a entender, crer e servir a Jesus. E ela ainda pode fazer a diferença na sociedade e até ganhar sua família para Jesus.


Você que é líder e deseja de coração ser usado por Deus, busque refletir na Palavra de Deus para alcançar:
- maturidade cristã (confie no Senhor), consagre-se, ore, ame o que você faz, tenha a certeza de que as crianças podem nascer de novo, aperfeiçoe-se sempre, prepare bem suas aulas e atividades.


Que Deus te abençoe e use , que Ele veja seu desejo de servir. Querido líder, ame a Deus e Ele fará de você um vaso para Seu louvor.


“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua neste s deveres porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Tm 4.16)