Curso Para Gestantes

Dicas e divulgação de nosso trabalho junto a gestantes.


CURSO QUE OFERECEMOS VOLUNTARIAMENTE A GESTANTES
Nossa equipe é composta de uma nutricionista (Paula), uma profissional de educação física (Flaviana), uma enfermeira obstetra (Delly) e uma psicóloga (Eu). Normalmente quando oferecemos este curso na igreja, divulgamos ao redor da mesma para a comunidade local e no dia do evento, distribuímos apostilas completas do que será abordado, além de kits para os bebês, um certificado e uma bíblia para cada mãe e um farto lanche aos presentes. Temos sempre uma palavra de apoio espiritual no início que é dada pelo pastor de nossa igreja e uma avó que dá dicas às futuras mamães no lidar com o bebê em casa, no dia a dia.
É uma benção!


EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA GRÁVIDAS
A Flaviana é uma pessoa bem agradável e paciente, dá oportunidade para as mães que se sentirem à vontade, fazerem os exercícios com ela. Atividade Física regular é sinônimo de melhora da capacidade funcional, do peso corporal e bem estar geral.

Atividade Física da intensidade leve a moderada mas com orientação e supervisão.
Explica passo a passo os tipos de exercícios, para que são indicados e suas contra indicações também. Por exemplo, os ALONGAMENTOS servem para manter tonicidade e relaxamento muscular, nunca o aumento da flexibilidade. Devem ser evitados: movimentos de insistência (balanço) ou que exijam grandes amplitudes articulares, tudo sempre com orientações médicas.


NUTRIÇÃO
A Paula tem uma vasta experiência adquirida em sua atuação hospitalar, e em sua palestra salienta que mulheres com uma nutrição adequada durante a gravidez têm menos complicações e dão a luz a bebês maiores e mais saudáveis. Dá dicas de uma alimentação com qualidade e uma alimentação pobre, envolvendo os nutrientes e vitaminas que cada uma oferece ao organismo da mãe e do bebê.


PSICOLOGIA
Trabalho com as mães no sentido de conscientizá-las de sua importância na estrutura emocional da criança que estão gerando. O quanto as experiências externas atingem e refletem na formação deste bebê.
Oriento quanto às diferenças de personalidade, no relacionamento com outras pessoas  e inclusive com o conjuge, e ainda damosu ma pincelada sobre drogas e alcool. Abaixo a descrição do que tratamos neste dia, com o tema bem apropriado:

TATUAGEM EMOCIONAL - “Pois TU formaste o meu interior, TU me teceste no seio de minha mãe.
Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste;as TUAS obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não TE foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os TEUS olhos me viram a substância ainda informe, e no TEU livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda.” (Salmo 139: 13 a 16)
Os primeiros anos de vida ao seu lado, marcam profundamente seu filho, sendo responsáveis pelo seu equilíbrio emocional. Sim, eles tem o poder de marcar como uma tatuagem no corpo, porém essas marcas emocionais ficam gravadas em nossa alma. De fato, muitas coisas nos marcam na vida, porém, devemos considerar especialmente as marcas do afeto.
Toda essa história começa bem antes do que se imagina por aí, inicia-se na fecundação... O bebê sabe e sente o que se passa fora de seu pequeno mundo, testemunha e experimenta os conflitos, alegrias, enfim, os sentimentos da mãe.
À partir da substância ainda informe já há vida, com o nascimento a primeira separação física, e assim, filhos e pais começam a caminhada para seu desenvolvimento e crescimento juntos! Os primeiros três anos de vida a nosso lado, marcam tão profundamente o bebê a ponto de serem responsáveis pelo seu equilíbrio afetivo, criação de sua filosofia de vida. Esse pólo afetivo que a mãe representa não se perde, é parte de nossas memórias no subconsciente, tanto as marcas positivas como as negativas influenciam em nosso dia a dia!

Pense na importância do vínculo, da ligação íntima entre pais e filhos, do interesse verdadeiro sobre cada vida. No mundo moderno, estas atitudes podem parecer banais, uma sociedade que delega as funções de criar e educar os filhos à televisão, internet e tantos outros... Lembre-se, se não foi exatamente assim, sempre é tempo para se recuperar, busque a Deus e peça-lhe estratégias e sabedoria para lidar adequadamente com as situações do presente em sua vida familiar.

Tome cuidado para que seus filhos, sua família tenha apego ao nosso ninho, a seu lar, onde mora nosso coração e não que se apeguem às exposições que o mundo lhes oferece, e porque não dizer, a nós também!

A FAMÍLIA é um sistema, um organismo vivo, dinâmico, em constante mudança, composto por pessoas
diferentes, que afetam uns aos outros. Todos são responsáveis pela qualidade da comunicação em seus relacionamentos e as marcas que retemos no coração. Qual tem sido sua parcela neste banquete familiar?
Você mulher, mamãe, sua participação é muito importante neste ciclo, e junto com o papai, vocês podem promover VIDA dentro do Lar.






OBSTETRÍCIA
Delly tem a maior parte do tempo de nosso curso devido a importância e necessidade de inforamações das próprias mães.  A palestra dela inclui: o sistema reprodutor feminino, o ciclo menstrual, como se dá a gecundação, a importância do pré natal, o desenvolvimento do feto mês a mês, as hipóteses de parto, questões de humanização e acolhimento, eclâmpsia, direitos da grávida.