Estudos sobre a Palavra de Deus

A Melhor leitura, os melhores conselhos. A única que é capaz de transformar vidas!


MACHUCADA DEMAIS PARA PODER PERDOAR?

Jesus nos mostra claramente através dos evangelhos, diversas situações onde decepcionou-se ou foi machucado pela atitudes de pessoas que conviviam consigo.
Algumas situações tão constrangedoras e ruidosas que nos levariam  a perder nossa polidez e reagir na “mesma moeda” ou quem sabe, usando até uma moeda pior.
Muitas vezes até acabamos agindo assim por não prestarmos atenção no ensino de Cristo através dos escritos sobre seu modo de viver.
Relacionamentos dependem de afeto e desenvolvimento da habilidade de comunicá-los.
Não teremos dificuldade para trazer à nossa mente diversas situações em que até fomos prejudicados e que exigiram de nossa parte uma decisão, um esforço para não perder o controle.
Psicologicamente falando, sabemos que nenhuma pessoa é igual à outra, nossas individualidades nos diferenciam, nossas personalidades não seguem um padrão fechado, assim, cada pessoa é um ser único.
Nem sempre nos lembramos disto, e sempre que travamos contatos (bons ou maus) o referencial que usamos é o nosso. E de fato, o que poderia nos ajudar muito em nossas relações seria ter consciência disto ao ponto de perceber que a verdade não se encerra em nós mesmos, afinal, não somos perfeitos. Não somos modelos ou padrão absoluto para se imitar, Cristo  é esse padrão perfeito!
Cristo não “pagava com a mesma moeda”, ele pagava com uma moeda superior.
Cristo solucionava maus entendidos com diálogo sincero e sentimento verdadeiro.
Muitas vezes ele andava mais uma milha, outras tantas dava a outra face mas em todas as circunstâncias, amava (inclusive a seus inimigos).
Já imaginou se Cristo fosse temperamental. Se Ele se melindrasse com os outros? Se Ele agisse assim seria desequilibrado e evidentemente não haveria Nele modelo nenhum a ser seguido.
Muitas vezes nós agimos assim. Até mesmo na igreja! E ai se não for feito como eu gosto!
Ou...ai se me fizerem uma desfeita!
Jesus não era limitado porém,  sabia das limitações das pessoas, por isso sabia que podia esperar inclusive atitudes ruins delas, e então, usava de misericórdia e amor.
Devemos refletir por que sendo nós seres humanos TODOS limitados, temos tanta dificuldade em perceber essas limitações e perdoar, buscando a convivência pacifica ao contrário de brigar e causar separação.
Somos machucados mas também machucamos. Ferimos e somos feridos.
E nosso verdadeiro desafio enquanto pessoas resgatadas e lavadas pelo sangue do cordeiro não é fazer justiça com as próprias mãos mas sim aprender com Aquele que diz “aprendei de mim pois sou humilde e manso de coração” ( Mt 11.29)
Que a paz de Cristo reine em nossos corações e dirija nossa melhorando nossos relacionamentos.

Paula Bianchi Romer